terça-feira, 10 de abril de 2012

Quem eu sou após 364 dias

      





Minha última postagem foi há exatos 364 dias e muita coisa mudou na minha vida nesse último ano. Me formei, sou finalmente uma assistente social, assumi meu cabelo natural , entrei para a academia, entre outras coisas.Ao assumir meu verdadeiro black , rompi com meu próprio preconceito e  encontrei algumas dificuldades, tanto no que diz respeito a que tipo de cosméticos  usar, como pentear, estilo e conviver com o olhar , as vezes preconceituoso, de outras pessoas. Tenho certeza que se eu não tivesse cursado Serviço Social em uma  faculdade pública e tão plural quanto a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e  não tivesse convivido com  pessoas que exaltam a cultura negra , meu sonho de usar um black power ficaria somente na imaginação. 
Após começar esse caminho ora delicioso , ora tortuoso , eu fiquei surpresa em ver que: 

  • Poucos  blogs brasileiros  abordam esse período de transição capilar ( química-natural) ;
  • Nosso mercado de cosméticos deixa a desejar no que diz respeito aos produtos para cabelo afro natural
        A decisão de usar o meu cabelo natural surgiu porque eu percebi que apesar dos meus   23 anos , eu não tinha a mínima ideia de como era o meu cabelo de verdade, meu cabelo sem química. Achei isso um absurdo,uma violência ( consentida ) . Eu já estava cansada de gastar "rios de dinheiro" com cremes e procedimentos nos salões. Queria me libertar de tudo isso, abolir o "controle de volume", acabar com a história de " domar os cabelos" , entre outros eufemismos utilizados pelos cabeleireiros e  pelas indústrias cosméticas.    Resolvi  descobrir como eu sou , e nessa jornada de me assumir , me descobri muito mais forte do que eu imaginava, encontrando uma pessoa que eu nem sabia que existia. Graças à Deus , pude contar com o apoio da minha mãe, minha irmã, meu namorado e amigos. Encontrei ,e ainda encontro, algumas opiniões contrárias, mas as pessoas precisam aprender a respeitar umas as outras.
      Volta a escrever no Sonho de Thalita com o objetivo de compartilhar as minhas experiências, dúvidas, ansiedades e espero  encorajar as meninas que entrarem no caminho do natural. Não sou contra pessoas que utilizam química , mas acho que a mesma deve ser usada por opção e não por imposição, por não existir outra alternativa.  


Abraços

3 comentários:

  1. Olá Thalita, tdb?
    Tbm estou em fase de transição à 3 meses, e estou amando. Dei meu big chop em 19 de março, e em junho termino de cortar o q sobrou da quimica...

    ResponderExcluir
  2. olá,seu cabelo tá lindo e vc tambem..bjoss!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Eu comecei minha transição em dezembro e estou sofrendo um pouco, mas seu Blog me deu mais uma forcinha pra continuar! Obrigada, Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui.Vou responder seu comentário assim que puder.Um abraço